Apresentação

«You can have data without information, but you cannot have information without data.»

—Daniel Keys Moran (Escritor e Programador)

Major Minors

Ontologia de recortes de imprensa de jornais portugueses com referência a minorias, entre os quais um corpus de artigos, comentários e imagens. O corpus abarca as duas primeiras décadas do século XXI. Este projeto produziu uma base de dados ontológica, ou seja, uma árvore de relações semânticas e referências hierarquizadas, que pretende contribuir para um retrato da representação de minorias pela opiniõa pública portuguesa, tendo por base jornais portugueses (corpus principal atual: Jornal Público 1996-2018 e parte de 2019 - ficheiros HTML obtidos através do Arquivo.pt, repositório nacional que arquiva as páginas web portuguesas desde 1996).

Plataforma incubada por dois alunos/investigadores de pós-graduação da Universidade do Minho, com o objetivo de servir de repositório open-source de apoio à comunidade científica. O projeto conta com a colaboração de Grupos de Investigação do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), nomeadamente o Grupo2i, no âmbito de investigação de Estudos de Identidade, e o GHD, no âmbito do processamento e análise linguística, para além do apoio do Departamento de Informática da Universidade do Minho (DI). O objetivo do projeto passa por ser uma ferramenta de investigação para as áreas socioculturais e humanísticas, um corpus textual para análise linguística (principalmente no âmbito dos comentários dos utilizadores nas plataformas digitais dos jornais) e, pela sua componente ontológica e software produzido para mineração/tratamento de dados, uma ferramenta informática.

O corpus do projeto será atualizado e expandido anualmente com o material jornalístico do ano transato e novas fontes (conforme disponibilização pelo Arquivo.pt). Para além das bases de dados criadas, as ferramentas informáticas produzidas serão também disponibilizados em formato aberto open-source e a produção científica associada divulgada na presente plataforma.